Química orgânica: resfriamento e reaquecimento de um circuito pressurizado em um reator.
Um grande grupo químico internacional adquiriu novos trocadores de calor Barriquand, modelos tubulares, para aplicação de água superaquecida em reatores a condições termodinâmicas controladas (pressão, temperatura, variabilidade) e com alta exigência de confiabilidade.
[Estudo de caso] Química orgânica: resfriamento e reaquecimento de um circuito pressurizado em um reator.
Um grande grupo químico internacional adquiriu novos trocadores de calor Barriquand, modelos tubulares, para aplicação de água superaquecida em reatores a condições termodinâmicas controladas (pressão, temperatura, variabilidade) e com alta exigência de confiabilidade.
Trocadores de calor para reações químicas
Especializada na produção de aditivos para tintas industriais, este grupo químico utiliza processos com reações exotérmicas. Estas reações são feitas em reatores equipados com serpentinas ou paredes duplas alimentadas por circuitos de água superaquecida, contendo dois trocadores de calor: um aquecedor a montante e outro resfriador a jusante.A água é pressurizada a 30 bar e aquecida a 170°C para permitir a reação química. Após o processo, ela sai a 200°C e precisa ser resfriada.
Rigorosos critérios termomecânicos
O projeto tem dois objetivos:- Substituir, num reator existente, dois trocadores a placas semi-soldadas que apresentaram vazamentos.- Instalar dois novos trocadores com a mesma tecnologia num reator adicional.
A principal preocupação inerente ao processo está nos choques térmicos causados pelos ciclos de temperatura. De fato, os trocadores de calor frios são projetados para receber água pressurizada em temperaturas altas e variáveis (160/200°C, de cálculo até 300°C) quatro vezes por dia (cada ciclo de reação dura de 5 a 6 horas).Consequentemente, eles estão sujeitos a grandes e súbitas dilatações, o que representa alto risco de vazamentos, como foi o caso dos trocadores anteriores.
Trocadores de calor mais confiáveis e adaptados ao processo cíclico
Nossos trocadores tubulares tipo U são fabricados e fornecidos aos nossos clientes pela ASET, nossa planta em Saint-Priest, região de Rhône-Alpes, na França.
Além de apresentar dimensões reduzidas que facilitam sua instalação em processos existentes, estes dispositivos muito robustos oferecem excelente resistência a variações de temperatura e choques térmicos.
Cada tubo, totalmente sem costura, pode dilatar-se livremente enquanto o feixe está ancorado nas estruturas do casco, eliminando quaisquer riscos de vazamentos e resultando num trocador de calor extremamente confiável e duradouro.
Desempenho térmico idêntico e menos manutenção
Instalados há um ano, os quatro novos trocadores de calor cumprem as especificações térmicas e exigem um nível de manutenção reduzido ao mínimo, proporcionando curto tempo de parada, de 12 a 24 horas, em caso de intervenção. Isto representa um ganho importante ao nosso cliente, uma vez que suas plantas funcionam continuamente e cada parada da produção impõe significativa perda financeira.
Satisfeitos com a confiabilidade de nossos trocadores de calor, a empresa passou a ter a Barriquand como um de seus fornecedores constantes para seus novos projetos.