[Estudo de Caso] : Trocador tubular para resfriamento de detergentes.
A pedido de um fabricante de produtos para limpeza doméstica, a Barriquand desenvolveu um trocador de calor personalizado, usando a tecnologia tubular, também conhecido como ‘’casco e tubo’’, para resfriar um fluido de característica viscosa e com presença de álcool.
Estudo de Caso : Trocador tubular para resfriamento de detergentes.
A pedido de um fabricante de produtos para limpeza doméstica, a Barriquand desenvolveu um trocador de calor personalizado, usando a tecnologia tubular, também conhecido como ‘’casco e tubo’’, para resfriar um fluido de característica viscosa e com presença de álcool.
Resfriamento em batelada
Este cliente é especializado na produção de fluidos tensoativos tais como detergentes usados principalmente em lavanderias, sendo que uma das fases de fabricação destes produtos requer resfriamento de álcoois graxos etoxilados em lotes ou bateladas.
Isto consiste em resfriar um volume pré-determinado de fluído num intervalo limitado de tempo, havendo recirculação dentro do trocador de calor até que a temperatura desejada seja alcançada. Isto não só permite reduzir etapas de processo como também garante menor custo do equipamento, além de economizar energia (haja visto que o consumo de energia é linear durante todo o processo).
Neste caso em particular, o processo resfria 22,5 toneladas de detergente viscoso de 87 °C para 60 °C em 45 minutos.
O trocador tubular tipo U
Aqui, o desafio consistia em optimizar a transferência de calor sujeita a operações cíclicas, temperaturas variáveis e diferentes faixas de temperaturas.
Como cada tubo do feixe pode expandir-se livremente dentro do casco, o trocador é imune aos efeitos do estresse térmico.É a melhor solução para o nosso cliente, cujas operações não são contínuas ao longo do ano e envolvem altas temperaturas em diferentes faixas.
Mantenha o mínimo de retenção de líquidos
A fim de minimizar a retenção de líquidos dentro do trocador de 4m de comprimento, todo construído em aço inox 316L, consideramos uma série de fatores:
• a posição dos tubos na parte inferior do casco;
• a concepção das chicanas;
• instalação do tubo de entrada no lado superior do casco para permitir retirada eficiente de bolsões de ar durante o processo de enchimento;
• instalação do tubo de saída no lado inferior do reservatório, ligado a uma canaleta interna ao casco, permitindo total drenagem do fluido antes do processo de secagem com N2.
As vantagens de um produto ‘’ Made in France ‘’
Dois fatores foram cruciais para a escolha da Barriquand :
1) A larga experiência da empresa em projeto e fabricação de trocadores de calor;
2) Alocalização na França de nossa planta, na cidade de Saint-Priest, vizinha à Lyon, traz uma conotação de produto de qualidade e confiabilidade.